segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DÉCIMO TERCEIRO ENCONTRO DO GESTAR II - MATEMÁTICA

Realizamos dia 31/10/2009 mais um encontro do GESTAR II – Matemática, na
Escola Estadual Mário Spinelli. Nesta ocasião nossa oficina foi referente a sessão coletiva 12 - TP 6 – Unidade 23.

Conforme registro no relatório anterior em virtude de conseguirmos honrar nosso compromisso no tempo hábil, os professores cursistas juntamente com o formador resolveram já realizar os trabalhos da última oficina neste dia 31 do corrente para encerrarmos conforme o nosso calendário dia 14/11/2009 com a oficina de avaliação e socialização de todos projetos trabalhados nas escolas envolvendo Língua Portuguesa e Matemática.

Antes do início dos trabalhos recebemos a visita de dois professores em nossa oficina, Professor Leocir e professora Marisa ( vereadores de nossa cidade), que vieram parabenizar a todos os cursistas e formador pelo trabalho que estavam realizando e motivando para que essa rotina de estudos continue para o bem da Educação da cidade.

Encerrado a visita dos vereadores, damos o início aos trabalhos da sessão coletiva 12, que em virtude do tempo os cursistas não tiveram a oportunidade de vivenciarem com os alunos as sugestões de atividades para o socializando, então organizei os professores por grupo e na semana seguinte realizarei três encontros nas escolas para a socialização dessas experiências que não puderam ser apresentadas na oficina. Registramos a importância dessa caminhada até o momento, haja vista houve várias contribuições para a prática pedagógica. Após a discussão sobre a caminhada e situações vivenciadas em outras unidades de estudo, estudamos sobre os sistemas de equações e situações problemas e sugeri que resolvessem a seguinte situação problema:

Há 5 anos a idade de João era o dobro da idade de Maria. Daqui a 5 anos a soma das duas idades será 65 anos. Quantos anos João é mais velho que Maria?

Depois de 30 minutos, obervamos que a interpretação da atividade acima , nenhum professor conseguiu escrever a linguagem matemática correta, então fiz a intervenção e percebi que esse tipo de problema ninguém tinha feito ainda. Discutimos então o fato de que interpretar também seja o primeiro obstáculo. Agora diante de equacionado o sistema qual o modo de resolver com mais facilidade? A maioria acha que pelo método da adição é mais fácil, mas quando temos a presença de frações já é melhor usar substituição ou comparação. Resolução pelo método gráfico dependendo da natureza do sistema também é fácil.

Terminando os estudos de sistemas na transposição didática foi construída um par balanças para resolver sistemas e cada grupos de professores demonstrou resolvendo um sistema com o recurso da balança. Essa atividade foi muito gratificante.

Para terminar a oficina, registrei a importância dessa última sessão coletiva e convidei a leitura a última unidade do TP 6, pois estarei visitando os professores na semana seguinte para fechar os trabalhos e ainda reforçar o último encontro no dia 14 desse mês, fechando os trabalhos do curso de formação GESTAR II – Matemática em Sorrriso.

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