segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO DO GESTAR II - MATEMÁTICA

Realizamos dia 24/10/2009 mais um encontro do GESTAR II – Matemática, nas dependências da Escola Estadual Mário Spinelli.Nesta oportunidade nossa oficina foi referente a sessão coletiva 10 - TP 5 – Unidade 19.

Com as cordiais boas vindas aos professores cursistas, iniciamos nosso encontro fazendo a sondagem de leituras das unidades previstas de estudos. Após a troca de informações das experiências vivenciadas e comentários de algumas atividades do TP 5 (unidades 18 e 19), iniciamos a oficina fazendo uma reflexão do texto de referência ETNOMATEMÁTICA de Ubiratan d’Ambrósio fazendo uma ponte com o texto EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INFORMÁTICA: CAMINHO E UTOPIAS DE INCLUSÃO de Celso de Oliveira Faria, textos presentes nas unidades 18 e 19 respectivamente. Não podíamos permitir que esses textos ficassem sem uma discussão coletiva, pois a leitura permitiu que os professores tivessem uma visão de valorizar o conhecimento prévio do aluno e respeitar sua cultura inerente a sua realidade e através de um planejamento desenvolver os talentos desses alunos , tendo uma aprendizagem satisfatória e diferenciada na qualidade. Ao mesmo tempo , fazendo uso da tecnologia que permita o acesso de verdade aos alunos , desde uma calculadora a um computador de última geração, utilizando essas ferramentas como recursos tecnológicos para o trabalho escolar e edificação do conhecimento. Terminado as discussões e reflexões entregamos o roteiro de atividades da oficina:

1º MOMENTO
Parte A
Tabelas numéricas de números primos
Atividades 01 a 04 : páginas 206 a 208
Socialização dos resultados

2º MOMENTO
PARTE B
Discussão da transposição didática
Atividades 05 a 07 : páginas 208 e 209


Realizada todas as atividades envolvendo números primos, na transposição didática usando a calculadora demonstraram os cálculos construindo as sequências numéricas. Dividida em grupos a turma socializou situações problemas envolvendo a calculadora. Fechamos a a parte B discutindo sobre as equações do 2º grau, métodos de resoluções com material manipulável.
Finalizamos a oficina resolvendo as atividades da parte C e orientando para próxima oficina.

NÃO ESQUECER PARA O PRÓXIMO ENCONTRO: 30/10/2009
Escola Mário Spinelli - 07:30

SUGESTÃO DE ATIVIDADE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
AULA DE MATEMÁTICA – NUMEROS PRIMOS (JOGO INTERESSANTE)
VALE A PENA ACESSAR:http://nautilus.fis.uc.pt/mn/goldbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário