segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DÉCIMO ENCONTRO DO GESTAR II - MATEMÁTICA




Realizamos dia 17/10/2009 mais um encontro do GESTAR II – Matemática, nas dependências da Escola Estadual Mário Spinelli.Nesta oportunidade nossa oficina foi referente a sessão coletiva 9 - TP 5 – Unidade 17.

Iniciamos a oficina sondando a leitura da unidades previstas, onde percebemos que a maioria afirmaram que houve dificuldades de leitura por falta de tempo. Então em virtude dessa situação alertamos que a oficina será mais longa para oportunizar a leitura das partes mais importantes para garantir um trabalho satisfatório da sessão coletiva.

Após questionar os cursistas sobre as experiências vivienciadas com os alunos e as contribuições que trouxeram para compartilhar com os colegas, começamos nossa jornada de trabalho, que assim aconteceu;

1º MOMENTO
Parte A
Sessão 1

Leitura do texto: Integrando a matemática ao mundo real
Realização da Atividade 1
Sessão 2
Considerando a leitura das páginas 18, 19 e 20 do TP 5
Realização da Atividade 2
Socialização dos grupos

2º MOMENTO
Parte B
Discussão da transposição didática
Realização das Atividades 1 e 2

Discussão no grande grupo
3º MOMENTO
PARTE C

Organizar uma tabela e resolva a atividade 8 da unidade 17 (página 31)
Notamos nos trabalhos realizados que as atividades permitiram uma experiência diferente para abordar a contagem, o texto da leitura sugerida enriquece e valoriza a importância da conquista do conhecimento em saber uma simples contagem abrindo o raciocínio para uma contagem mais complexa,paralelamente ainda caminha junto com a tecnologia registrando que é preciso cuidar por exemplo das senhas que usamos no dia-a-dia.
O principio fundamental da contagem foi dado ênfase nessa oficina, as atividades após realizadas, foi compartilhado a melhor forma desse conteúdo ser apresentado aos alunos de uma maneira atrativa, com uma sequência fácil de caminhar, ilustrando através da árvores de possibilidades.

Ao final da Oficina na parte C, o problema de St. Ives foi resolvido com facilidade e todos perceberam que a interpretação é a chave da solução, pois se mudar a forma da pergunta, teremos outra resposta.

Registramos ainda a todos cursistas presentes, a importância de cumprirem as obrigações, pois estamos chegando ao final da jornada e para finalizarmos com eficácia é preciso que todos sejam fiéis a orientação do formador, nosso próximo encontro será na próxima semana dia 24/10/2009 para fecharmos na data prevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário