segunda-feira, 1 de junho de 2009

Inovações da prática do ensino de matemática


O modelo de formação profissional do professor de matemática vem a muito tempo sendo realizado de forma rígida e nem sempre com o foco pedagógico, acredita-se que um novo referencial de abordagem nos cursos superiores deverão ser adotados para que possa acontecer gradativamente um aperfeiçoamento na pratica pedagógica.
As ações dos professores em sala de aula podem determinar o aprendizado de seu aluno, atualmente com o advento de uma comunicação muito ágil, internet e o conhecimento dos direitos e deveres de todos, nossos alunos tem questionamentos que em décadas anteriores não eram feitos, Para que vou utilizar isso na minha vida?, Em qual profissão vou aplicar este conteúdo? Nessa perspectiva o professor deve encontrar subsídios para aproveitar os conteúdos que realmente este novo aluno necessita, consequentemente o desenvolvimento na disciplina de matemática será observado e realizado de maneira mais objetiva.
Tanto alunos como professores tem apresentado dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática, o aluno não entende a matemática ensinada e assim é reprovado, ainda que aprovado sente dificuldades para utilizar o conhecimento, em resumo não consegue de maneira prática assimilar o saber matemático que é de extrema importância no cotidiano.
Por sua vez o professor que ensina matemática é consciente a respeito dos resultados que ora não consegue alcançar relacionado ao aprendizado matemático de seu aluno, e assim vê a necessidade de repensar seus métodos de ensino, procurando muitas vezes cursos e palestras para encontrar uma metodologia que possa auxiliá-lo.
Recentemente o Governo Federal está desenvolvendo junto aos professores de matemática o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar visando dar subsídios aos professores através da metodologia de teoria/prática onde os professores de 5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano do ensino fundamental estarão desenvolvendo com os alunos, práticas relacionadas aos conteúdos abordados. Inicialmente percebe-se um avanço considerável na prática de alguns professores que tem mobilizado seus alunos a pesarem e levando-os a calcularem o índice de massa corporal registrando os dados em planilhas onde posteriormente serão analisados pelos alunos, já outros professores não têm assimilado a necessidade de mudança.
Um novo protótipo na formação dos futuros professorAlinhar à esquerdaes para uma prática pedagógica no contexto escolar precisa ser cuidadosamente delineada no sentido de possibilitar um novo redimensionamento do que realmente um professor de matemática pode abordar dentro do currículo proposto, acredito que a metodologia através de projetos, a utilização de jogos podem ajudar muito no desenvolvimento do trabalho deste professor, entretanto a escola através da direção deverá dar suporte necessário para motivar o trabalho satisfatório.

Professor Julius César Cechella Gomes
Coordenador Gestar II – Sorriso MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário