Realizamos nosso 5º encontro em 20/06/2009, na Escola Estadual Mário Spinelli, das 07:30 às 11:30. O formador deu início com as boas vindas e registrou os trabalhos a serem desenvolvidos na oficina. Primeiramente convocou a turma a se dividir em grupos para término da sessão coletiva 3 (Parte B), cuja atividade é formular uma situação problema através de um achado interessante em revista ou jornal ( que estão a disposição dos cursistas), em seguida fazer o mapa conceitual e socializar com os grupos demonstrando as ligações com suas conexões. Feito essas atividades, fechamos as atividades da parte C.
Iniciamos a sondagem de leitura da TP2 unidade 6, em seguida a sessão coletiva 4 (Parte A), obedecendo o tempo de trabalho, dividido a turma em grupos, fizeram as tarefas e foram ao debate, que como previsto foi muito polêmico, como no curso de formação dos formadores, nenhum grupo conseguiu convencer a respeito da interpretação correta do gráfico da faixa etária da população brasileira que corre mais risco de ser vitimada por acidentes de trânsito. Não fiz nenhuma intervenção dando a resposta, apenas apimentei mais a discussão provocando mais dúvidas, deixei em aberto para pensarem melhor e convidei qualquer cursista quando estiver seguro defender sua interpretação e convencer os outros.
Terminado a discussão , pelo menos por ora da Parte A, passamos para a parte B, onde a turma dividida em grupos fizeram as atividades seguindo rigorosamente as intruções de acordo com o tempo. Chegando na discussão coletiva, percebemos que tais atividades foram vivenciadas pela primeira vez por todos, uma nova experiência para conhecer probabilidade. Surgiu várias dúvidas, pois a probabilidade para a maioria de 5ª a 8ª séries, agora é que está sendo estudada , geralmente segundo relato dos professores só no ensino médio que os alunos estudam tal conteúdo. Os grupos socializaram as informações das experiências ,discutiram e compararam os resultados para responder as atividades. Encerramos os trabalhos da oficina com as atividades 3, e 4 , ficando para término no próximo encontro as atividades 5 e 6 da parte C. Concluindo ,convidei a todos a fazer a leitura da TP2 unidade 8 , fazendo também a lição de casa , e ainda a leitura da unidade 9 (TP 3) preparando-se para a sessão coletiva 5 do próximo encontro.
Iniciamos a sondagem de leitura da TP2 unidade 6, em seguida a sessão coletiva 4 (Parte A), obedecendo o tempo de trabalho, dividido a turma em grupos, fizeram as tarefas e foram ao debate, que como previsto foi muito polêmico, como no curso de formação dos formadores, nenhum grupo conseguiu convencer a respeito da interpretação correta do gráfico da faixa etária da população brasileira que corre mais risco de ser vitimada por acidentes de trânsito. Não fiz nenhuma intervenção dando a resposta, apenas apimentei mais a discussão provocando mais dúvidas, deixei em aberto para pensarem melhor e convidei qualquer cursista quando estiver seguro defender sua interpretação e convencer os outros.
Terminado a discussão , pelo menos por ora da Parte A, passamos para a parte B, onde a turma dividida em grupos fizeram as atividades seguindo rigorosamente as intruções de acordo com o tempo. Chegando na discussão coletiva, percebemos que tais atividades foram vivenciadas pela primeira vez por todos, uma nova experiência para conhecer probabilidade. Surgiu várias dúvidas, pois a probabilidade para a maioria de 5ª a 8ª séries, agora é que está sendo estudada , geralmente segundo relato dos professores só no ensino médio que os alunos estudam tal conteúdo. Os grupos socializaram as informações das experiências ,discutiram e compararam os resultados para responder as atividades. Encerramos os trabalhos da oficina com as atividades 3, e 4 , ficando para término no próximo encontro as atividades 5 e 6 da parte C. Concluindo ,convidei a todos a fazer a leitura da TP2 unidade 8 , fazendo também a lição de casa , e ainda a leitura da unidade 9 (TP 3) preparando-se para a sessão coletiva 5 do próximo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário