Na data de12/09/2009 reunimos novamente os professores cursistas na Escola Estadual Mário Spinelli. O formador deu as boas vindas , sendo que de início abriu os trabalhos com a discussão da transposição didática da oficina anterior que ficou pendente. Alguns professores afirmaram que tiveram dificuldades para diferenciar o comportamento e consciência ecológica, mas registraram que houve muita discussão e interesse por parte dos alunos em buscar mais informação principalmente pela questão ambiental e o conhecimento matemático aplicado envolvendo os conteúdos importantes além da proposta de atividade que era função. Já tivemos professores que não conseguiram aplicar as atividades , pois avaliaram que o conteúdo de função ficaria difícil para 5ª série, mas trabalham a parte de discussão como lixo, consumo de energia, consumo de água, preservação, etc.
Após a troca de informações das atividades, socializando as maiores dificuldades e os pontos mais interessantes da transposição didática, fizemos a sondagem de leituras das unidades 12 (TP 3) e unidade 13 (TP 4). Registramos na discussão a importância da leitura gráfica , os tipos de gráficos, analisando as funções crescente e decrescente, porcentagem de variação, além da contribuição do texto de referência “O professor de matemática pesquisador”.
Nos trabalhos da sessão coletiva 7 (TP 4 – unidade 13) os professores cursistas consideraram um momento importante , pois na leitura da unidade aborda temas muito atrativos, onde a matemática poderá ser muito útil para a formação do aluno como futuro cidadão consumidor crítico, participativo e autônomo , como sugere o título do TP. O comprar ou vender, aplicação financeira e as artimanhas do comércio precisam serem tratadas com transparência, daí a responsabilidade do professor de Matemática tratar com eficácia os conteúdos inerentes.Desenvolvemos as atividades da parte A e B . Em especial , a parte B na discussão da transposição didática após realizarmos as tarefas envolvendo compra a prazo e a vista, levei para os cursistas informativos de preços de várias lojas da cidade para elaborem uma situação problema a ser trabalhada com os alunos , elaborando também uma sequência didática. Terminada tais atividades cada grupo se apresentou socializando suas idéias. Sendo assim finalizamos nossos trabalhos da oficina e alertei sobre os próximos estudos da importância de leitura e de virem preparados para as atividades da oficina.
Após a troca de informações das atividades, socializando as maiores dificuldades e os pontos mais interessantes da transposição didática, fizemos a sondagem de leituras das unidades 12 (TP 3) e unidade 13 (TP 4). Registramos na discussão a importância da leitura gráfica , os tipos de gráficos, analisando as funções crescente e decrescente, porcentagem de variação, além da contribuição do texto de referência “O professor de matemática pesquisador”.
Nos trabalhos da sessão coletiva 7 (TP 4 – unidade 13) os professores cursistas consideraram um momento importante , pois na leitura da unidade aborda temas muito atrativos, onde a matemática poderá ser muito útil para a formação do aluno como futuro cidadão consumidor crítico, participativo e autônomo , como sugere o título do TP. O comprar ou vender, aplicação financeira e as artimanhas do comércio precisam serem tratadas com transparência, daí a responsabilidade do professor de Matemática tratar com eficácia os conteúdos inerentes.Desenvolvemos as atividades da parte A e B . Em especial , a parte B na discussão da transposição didática após realizarmos as tarefas envolvendo compra a prazo e a vista, levei para os cursistas informativos de preços de várias lojas da cidade para elaborem uma situação problema a ser trabalhada com os alunos , elaborando também uma sequência didática. Terminada tais atividades cada grupo se apresentou socializando suas idéias. Sendo assim finalizamos nossos trabalhos da oficina e alertei sobre os próximos estudos da importância de leitura e de virem preparados para as atividades da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário