sábado, 18 de abril de 2009

SEGUNDO ENCONTRO DO GESTAR II MATEMÁTICA

Foram realizados os encontros das turmas α e β do GESTAR II de Matemática, em 16 e 18 de abril. Na oficina introdutória já houve a orientação dos estudos, partindo do GUIA GERAL, onde está registrado todas as informações necessárias para realização do curso. Neste segundo encontro foi reforçado a proposta pedagógica , orientações de estudos e a importância da leitura para o embasamento teórico para a prática e ação na sala de aula.
Finalmente chegaram os últimos kits de livros(16/04/2009) que estavam faltando a alguns cursistas, que agora ,já estarão mais motivados nessa jornada.
Nos nossos trabalhos da oficina , verificamos se houve a leitura da TP 1, unidade programada para término da sessão coletiva 1, que fizemos no 1º encontro (PARTE A). Lembrando aos cursistas :
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR
- perpassa os três elementos:
Situação-Problema (seção 1)
Conhecimento Matemático em ação (seção 2)
Transposição Didática (seção 3)Conhecimento de Educação Matemática (Nas TPs)
Transposição Didática
Ajuda a conhecer, pesquisar e produzir situações didáticas que facilitem o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos em sala de aula.
Qual é a ementa do programa de Matemática?
A partir das situações-problema exploradas, os conteúdos matemáticos centrais serão distribuídos: página 27 (GUIA GERAL).
TP – Unidade - Título da Unidade – Conteúdo

Foi dado ênfase, alertando sobre o currículo em rede, item que representa um olhar mais holístico quanto a abordagem do tema, envolvendo os conteúdos trabalhados com os alunos, respeitando e tomando o devido cuidado para não desprezar as conexões que permitem a busca dos pré requisitos necessários para a conquista de novos conhecimentos e competências.

O que é o currículo em rede? Como é desenvolvido o currículo em rede na área de Matemática?

O currículo em rede é uma forma de organizar o conhecimento em uma visão mais integrada, levando em conta que uma dada situação requer e permite explorar uma multiplicidade de conceitos e procedimentos.Nas situações-problemas os conceitos aparecem de forma integrada e articulada uns dando vida e sentido aos outros.

O currículo em rede permite a articulação de vários conceitos e possibilita ao educador e ao educando conceber e representar o conhecimento como algo dinâmico, interativo e complexo e não como algo estanque. (GUIA GERAL)

Feito a sondagem das leituras, foi realizado as atividades da sessão coletiva (PARTE B), considerando as experiências na sala com os alunos (no caso dos cursistas que conseguiram trabalhar), foi determinado um tempo para a apresentação dessas experiências conforme a indicação das tarefas .Finalizamos uma discussão no grande grupo, socializando assim a prática pedagógica , explicitando a transposição didática.
Todos os professores cursistas demonstraram empenho e interesse, preparando os recursos de apresentação. Os grupos fizeram a exposição dos trabalhos tendo o devido cuidado, alertando sobre a presença das conexões que permite o currículo em rede, as estratégias , obsrvações, dificuldades para chegar as respostas conclusivas.

Ao final, dividimos a turma em grupos de 4 professores , solicitando que discutissem a veracidade ou falsidade das afirmações do quadro ilustrativo da PARTE C (sessão coletiva 1), onde registramos na discussão a dificuldade de análise do referido quadro, mas chegando a um consenso momentâneo. Em seguida houve a orientação da leitura unidade 2, com a cobrança de atividades e ainda reforçando o estudo da unidade 3, preparando para a sessão coletiva 2. Agora todos professores cursistas receberam os kits de livros, então vamos em frente, pois só estamos no começo dessa caminhada, temos muito a aprender, trocar experiências e desenvolver nossa potencialidade em virtude de nossos alunos, garantindo um melhor atendimento e qualidade de aprendizagem.